A Creche do Colégio Mundo do Colibri dispõe de Berçário, dos 4 meses até à aquisição da marcha, de uma sala de 1 Ano e de uma sala dos 2 Anos.
“O desenvolvimento motor, social, emocional, cognitivo e linguístico da criança é um processo que decorre da interação entre a maturação biológica e as experiências proporcionadas pelo meio físico e social” (Silva, 2016, p.8). Considerando o mencionado anteriormente, proporcionamos múltiplas experiências sensoriais e cognitivas, atendendo às características individuais de cada criança, privilegiando o desenvolvimento, bem-estar afetivo e emocional de cada uma.
Paralelamente, priorizamos as relações e as interações que a criança estabelece com os elementos que constituem a equipa pedagógica, uma vez que as mesmas são vitais para a estruturação de um ambiente educativo securizante. Efetivamente, “as interações com adultos de confiança proporcionam o combustível emocional que os bebés e as crianças mais pequenas necessitam para formar um sentido de si próprias e para compreenderem o mundo físico e social” (Araújo, 2013, p.46).
Sublinhamos a relevância da criação de um clima de confiança e de apoio à criança, possibilitando o estabelecimento de um vínculo afetivo, promotor do bem-estar físico e psicológico da mesma. Os próprios momentos de higiene, que ocorrem ao longo do dia, mediante os ritmos e necessidades de cada criança, configuram momentos, por excelência, que possibilitam o estabelecimento de um clima de segurança, uma vez que “os adultos desenvolvem com as crianças interações sensíveis e estimulantes, envolvem-nas em diálogos sobre o que estão a fazer, asseguram um ambiente de bem-estar para fortalecer relações de confiança e segurança” (Machado & Sousa, 2018, p.67).
Para além de valorizarmos a interação adulto-criança, as relações com os pais/famílias também serão privilegiadas, dado que para muitas crianças a transição para a Creche representa a primeira exigência de adaptação a um novo contexto, pelo que antes da sua entrada é essencial a troca de informações entre pais e Educadores de Infância de maneira a conhecer as rotinas específicas de cada criança, iniciando assim uma colaboração sistémica.
O Pré-Escolar do Colégio Mundo do Colibri dispõe de uma sala dos 3 Anos, uma sala dos 4 Anos e uma sala dos 5 Anos.
“Desde o nascimento, as crianças são detentoras de um enorme potencial de energia, de uma curiosidade natural para compreender e dar sentido ao mundo que as rodeia, sendo competentes nas relações e interações com os outros e abertas ao que é novo e diferente.” (Silva, 2016, p.9). Neste sentido, promovemos a aprendizagem pela descoberta, através da elaboração de projetos sobre temas pelos quais o grupo manifeste interesse e curiosidade. A nossa prática pedagógica assenta, assim, na metodologia de trabalho de projeto, no entanto sustentamos a mesma com outras metodologias, com o propósito de complementar a nossa ação.
Esta metodologia permite-nos promover uma aprendizagem holística, isto é, as diferentes áreas de conteúdo são abordadas de forma integrada e globalizante. Do mesmo modo, valorizamos o brincar, uma vez que “…é a atividade natural da iniciativa da criança que melhor corresponde à sua forma holística de aprender.” (Silva, 2016, p.10).
Desta forma partimos das experiências e valorizamos os seus saberes e competências únicas de cada criança, de modo a que possa desenvolver todas as suas potencialidades.
A oferta educativa inclui a Educação Musical e o Inglês que são apresentados às crianças de forma lúdica por um/uma professor/professora especializados, promovendo a articulação com o projeto da sala.
A organização curricular e pedagógica do 1º ciclo baseia-se na monodocência e centra-se no trabalho personalizado de aprendizagem dos alunos, investindo num ensino de rigor. Todavia, as áreas curriculares de Educação Física, de Educação Musical e de Inglês são lecionadas por professores especializados nas áreas descritas.
Desde cedo, estimulamos os nossos alunos a explorar o que os rodeia, a questionarem soluções para diversos desafios e a verbalizarem os seus pensamentos e raciocínios, fomentando, assim, a autonomia, a organização, a responsabilidade e o respeito. Acreditamos que o domínio das literacias é favorecido pela articulação entre os diversos saberes e os diversos códigos, como o linguístico, o científico e o artístico, promovendo assim a inter e a transdisciplinaridade.
O ato de aprender expressa uma centralidade no aluno face ao processo de ensino-aprendizagem, atribuindo, aos professores um outro papel, o sujeito que a partir de meios (métodos e recursos) conduz o discente aos objetivos.
No 1º Ciclo, as práticas pedagógicas traduzem-se no desenvolvimento de experiências de aprendizagens ativas (viver situações estimulantes e diversificadas de trabalho escolar que permitam a descoberta permanente de novos percursos e saberes), significativas (vivências que decorrem da história pessoal de cada aluno, considerando os seus interesses e necessidades reais), diversificadas (utilização de uma grande variedade de recursos e materiais didáticos, possibilitando uma pluralidade de abordagens dos conteúdos), integradas (realidades anteriormente vivenciadas, fazendo com que as novas aprendizagens se integrem nos saberes já adquiridos) e socializadoras (exercício das trocas culturais, da circulação partilhada da informação e da criação de hábitos de entreajuda) que visam a formação integral de cidadãos saudáveis, críticos e ativos que atuem positivamente na sociedade em que se inserem.
Trata-se de um ensino globalizante, onde os objetivos específicos deste ciclo se integram nos objetivos gerais do Ensino Básico, pretendendo-se desenvolver a linguagem oral e iniciar progressivamente o domínio da leitura e da escrita, incrementar as noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social, das expressões plástica, dramática, musical e motora. Considerando o domínio da leitura e da escrita, o Colégio baseia-se no método sintético, tendo como ponto de partida a letra, seguindo para a sílaba, desta para a palavra, da palavra para a frase e, por fim, da frase para o texto. Todavia, na expectativa de suprimir as dificuldades que possam surgir na aquisição da leitura e escrita, os/as professores/professoras podem utilizar outros métodos.
O Colégio Mundo do Colibri certifica-se de que a educação desenvolvida assegura uma formação geral a todos os cidadãos, garantindo “(…) a descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória e espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética (…)”, de modo a promover a realização individual, tal como previsto pelo Ministério da Educação e Ciência (Dec-Lei nº49/2005, de 30 de agosto:5).